3/7/2020 - Fespesp
Por Fespesp

Moção de apoio aos Judiciários do estado do RJ



As Entidades do Judiciário de SP, abaixo mencionadas, manifestam total apoio à greve dos judiciários cariocas, cuja paralisação foi deliberada em Assembleia virtual e que teve início em 29/06/20, sendo o seu ponto principal manter o trabalho remoto, ao contrário da determinação da direção do Tribunal do RJ pela abertura dos fóruns com atendimento presencial, no momento equivocado colocando em risco os funcionários, a população e todos familiares.

 

Concordamos plenamente com a posição do SINDJUSTIÇA RJ e dos colegas trabalhadores da justiça:

"Após assembleias virtuais, os trabalhadores do Judiciário Estadual do Rio de Janeiro decidiram por uma greve pela vida e a não retomada dos trabalhos presenciais a partir do dia 29 de junho.

 

A falta de condições sanitárias para o trabalho presencial e o atendimento ao público colocam vidas em risco em tempos de pandemia.

 

O ato nº 25/2020 do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que regulamenta o plano de retorno das atividades presenciais, não teve a participação do sindicato da categoria, o SINDJUSTIÇA-RJ, premissa indispensável para os trabalhadores serem ouvidos e respeitados, bem como se desconsidera o estágio atual de infecções no Estado: não há uma curva descendente de infectados neste momento.

 

É de se lamentar também que OAB/RJ se posicione contrária ao movimento dos trabalhadores que defendem o maior bem jurídico que é a vida, enquanto o Conselho Federal da mesma entidade já se posicionou favorável ao isolamento social.

 

O retorno precipitado elevará o contágio e os casos de morte. Além de expor maior risco aos seus familiares, que se encontram no mesmo isolamento social".

 

Nós, judiciários de SP, por meio de nossas entidades, nos solidarizamos com os colegas cariocas nessa luta importante que, com certeza, será um exemplo para o conjunto dos judiciários e demais trabalhadores brasileiros.

 

São Paulo, 2 de julho de 2020.

Assinam essa nota:

 

Pública Central do Servidor, Fespesp, Assetj, AASPSI Brasil, EXEFE-AOJ, Sinjuris, Sintrajus, Assojubs, Affocos, Sinspjud, Sindjesp, Apatej, Assojuris, AASPTJ-SP, Aecoesp, Assisjesp e Affoppre.

 




Notícias mais visitadas nos últimos 30 dias

1 - PLC 26 é aprovado pela Assembleia Legislativa
2 - Mobilização adia votação do PLC 26 na Alesp

.... mais notícias